top of page

O poder do "nós"!

Em fevereiro fui convidada para participar de um evento interessante e congregador em sua primeira edição e formato - o Summit " O Poder da Comunidade: Mudanças Climáticas e Consciência". Com esse formato, foi organizado pela Global Ecovillage Network - uma experiência on-line totalmente gratuita, a qual ocorreu nos primeiros 10 dias de fevereiro desse ano.


Foram convidados 30 palestrantes, e realizada três conversas por dia, incluindo rica discussão em várias plataformas ao redor do mundo. https://summit.ecovillage.org/. O Summit teve 8.745 participantes registrados, 145 hubs e chegou a 3.000 membros no grupo do Facebook - discutindo, compartilhando e conectando temas comuns relativos as mudanças imediatamente necessárias para nossa sobrevivência.




O principal objetivo do Evento foi direcionar a atenção de todos para um mundo em que o clima vem se alterando drasticamente e inspirar a ação individual e liderada por comunidades para um futuro regenerativo. A ideia é catalisar a comunidade, explorar a linha de frente do movimento futuro regenerativo e aumentar nossa consciência coletiva em um mundo de mudanças exponenciais, onde o clima certamente não só está incluso como é protagonista da mudança necessária para todos nós.


Tivemos um hub aqui em São Paulo facilitado por Luíza Caldas e Lucas Corazza e organizado pelo grupo do bairro da Aclimação que reuniu pessoas para falar sobre suas visões sobre o momento em que vivemos e sobre como podemos nos organizar e trabalhar nossa consciência para agir frente às mudanças. Luiza tem um projeto super interessante e é a fundadora do Coviver (www.coviver.com), uma Cohousing Virtual, rede que busca conectar espaços, grupos, coletivos e facilitadores para compartilharem ferramentas sociais, econômicas, ecológicas e culturais para vivermos em harmonia construindo comunidades fortes e resilientes.


O Evento local contou um convidados especiais, dos quais eu fiz parte e agradeço pela menção do especial! Fomos convidados para falar sobre nossas iniciativas já em andamento e trazer para a pauta um pouco de nossas experiências e visões de mundo.


Participaram: Lara Freitas do Ecobairro, Lilian Lubochinski da Co-Lares Brasil e eu, trazendo a experiência do U.manizando Hub (https://www.soulelo.com/umanizandohub), um polo de conexão e estudo para disseminação da Teoria U, um "framework" de desenvolvimento pessoal e social que contribui para essa mudança de mentalidade.


Agradeço a Luiza e Lucas pelo convite e pela experiência proporcionada ao trocar e ouvir tantas outras ações sendo realizadas. A cidade de São Paulo é gigantesca e muito acontece sem que tenhamos a mínima ideia do quanto de bom está sendo construído. Acredito que com o tempo todas se unirão em prol dessa busca pelo sustentável.


bottom of page