Liderar a partir do futuro que emerge

Teoria U é nome dado a uma metodologia de aprendizagem para adultos, a qual foi criada e vem sendo elaborada nos últimos 20 anos pelo Dr. Otto Scharmer - que é Professor Sênior do Massachusetts Institute of Technology - MIT e co-fundador do Presencing Institute.



Trata-se de um projeto de pesquisa que tem início em 1996 com um grupo de seletos acadêmicos, entre eles: Otto, Peter Senge, Joseph Jaworski, Betty Sue Flowers, Ed Schein, Ken Wilber entre outras sumidades contribuíram para a robustez desse projeto que resultou em um modelo de liderança e mudança baseado na consciência.


Esse modelo ficou conhecido como Presencing ou Teoria U, o qual afirma que "a qualidade dos resultados obtidos por um sistema é uma função da conscientização a partir da qual as pessoas dos sistema operam."

Esse "framework" de trabalho foca na aprendizagem e expansão de consciência, através do autoconhecimento e nos convida não só a excelência pessoal, mas também nos provoca para um movimento efetivo, real e coletivo.


Esse é o grande chamado da Teoria U, que leva esse nome pelo modelo que foi vislumbrado como o caminho a ser percorrido para ascender e realizar o melhor de você. O "U" faz a ponte evolutiva entre o sistema econômico atual EGO-cêntrico e nos impulsiona para o futuro o ECO-cêntrico. Uma teoria, muito prática que busca contribuir para a transformação de indivíduos, organizações e da sociedade. O caminho é a evolução da consciência é a noção da interdependência e de nossas atitudes impactam o planeta.


Você acredita que suas ações fazem diferença na realidade que vivemos hoje?

​Como seria o mundo se você o projetasse só de você dependesse tal criação?

Novo ciclo em Setembro!

Aguardamos você!


#soulelo #reconectandoelos

#teoriau #ULab #propósito #humanidade #interdependência

#consciência #liderança #transformaçãosocial #evolução