Nossa existência é um ato de comunicação.

Atualizado: 21 de Jun de 2018

Cada um de nós em nossa jornada ímpar e sagrada carrega nossas diferenças singulares, contudo, todas elas têm algo absurdamente comum – a grande ocorrência que nos lança a mesma busca.


O que nos inspira o que nos move de forma bem pontual e específica? Já parou para pensar nessas questões? Pois bem, são nossas dores. Infelizmente (ou não), nosso cérebro aprende pelo uso das emoções e quanto mais intensas, mais vivas e duradouras serão essas lembranças. Por isso, a tendência em guardamos situações de dor em maior número do que o fazemos com situações positivas e de grande prazer. Assim, nossas perdas causam feridas emocionais e mentais e nossa atenção nos remete a interesses e motivações que são acionados durante esses eventos com a intenção de afastar essa dor. E sem exceção de credo, raça, cor, humano ou animal, nossa busca se torna clara e idêntica. Buscamos ser aceitos e amados por quem somos.


O que fazemos para obter esse amor é o que vai definindo nossas escolhas e criando a nossa realidade, fomentada por experiências que criaram crenças e determinaram as escolhas de nossos valores.

Comunicação é sinônimo de estar vivo. Nossa existência já é um ato de comunicação, nossa presença, pensamento, sentimento, mesmo que não expresso afeta por si só todo o ambiente.

Como citado no início desse texto, estou totalmente inserida na regra. Minhas experiências foram definindo a minha história de vida. Obviamente, o nosso sistema familiar por ser nosso primeiro sistema de relações e aprendizado, vai ditando as prováveis oportunidades que nós teremos e como aprenderemos a nos relacionar com o mundo.


Minha personalidade e experiências me conduziram assim para a Comunicação como ferramenta de formação acadêmica, mas principalmente como ferramenta de pesquisa pessoal e expressão de alma.


Fui criada pelos meus avós maternos, após a separação conturbada e mal gerenciada de meus pais. Muito pequena coloquei atenção nas relações familiares e sociais, sendo a minha fonte de inspiração e de grandes desafios. A intenção sempre foi a compreensão sobre o desenvolvimento humano e o que determinada a qualidade de nossos relacionamentos, jogos e normas sociais etc.

Na busca obstinada pela comunicação consciente e suas características, eu me perguntava:

  • Quais são as dinâmicas e os fatores que determinam as ações internas e sistêmicas?

  • O que compõe relacionamentos sadios e o que está presente em relacionamentos débeis?


Tais questionamentos somados a perda do meu amado e inspirador Vô Toninho, acrescentaram questionamentos sobre o sentido da vida. Somou-se assim a necessidade de autoconhecimento e transformação pessoal.


​Acredito que caiba a cada um de nós boa parte a criação da nossas realidades em administrar o mecanismo com o qual fazemos isso acontecer. E o principal deles é a forma que nos comunicamos, conosco, com o outro e com o mundo. Dessa forma, podemos alterar essa realidade de maneira intencional e planejada, ao utilizar as melhores habilidades e capacidades pessoais para lidarmos com adversidades.


Desejosa e carente de um sistema social equânime onde o natural seja a expressão de nossa humanidade, plenitude e reciprocidade, trabalho para a evolução integral e constante. Entre muitas vitórias e derrotas venho aprendendo.


Acredito que a humanidade e a plenitude são motores para transmitir informações de qualidade e relevância que promovam o avanço social sustentável. A compreensão da interdependência dará luz ao fato de que somos seres sociais e só evoluímos de forma conjunta.


​Portanto, da experiência de vida surge a aspiração de corrigir rumos, reescrever histórias e promover conscientização; nasce então a Soul Elo, que mira liderança, gestão, inovação e educação, com o objetivo de entregar processos e resultados humanizados para pessoas e organizações.


Fecho então, o primeiro texto da Soul Elo - Comunicação & Liderança, com o propósito de que o conteúdo que será gerado, as oficinas de desenvolvimento, as pesquisas que serão realizadas, sejam de utilidade para quem adentrar esse Portal, para que juntos possamos crescer reverberando o melhor de nós.


Abraço grande,

Sou Heloh


#soulelo #autoconhecimento #liderançadesi #consciência #excelência #resultados #transformaçãosocial #educação #evolução #comportamento #conhecimento #humanidade

Informativo Eletrônico
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© Soul Elo – todos os direitos reservados.

SOUL ELO_COMUNICAÇÃO & LIDERANÇA  | CNPJ  34.197.002/0001-34

          R. Flórida, 1703 - Itaim Bibi  - CEP 04565-001 - São Paulo - SP

         +55 11 97800-1081            contato@soulelo.com