Psicologia Transpessoal
Uma abordagem integral


A PSICOLOGIA DA CONSCIÊNCIA
A Psicologia Transpessoal advém do Movimento Transpessoal que busca considerar as experiências humanas além do individual e do pessoal. É uma área de estudo transdisciplinar, posto que perpassa a Filosofia, Física, Antropologia, Sociologia, Neurobiologia, Biologia entre outras.
É uma face de tais cadeiras que consideram e estudam o viés humano de forma integral, de forma a aprofundar e compreender as experiências humanas onde há estados alterados de consciência, coletivas e fenomenológicas com suas aplicações.
Trans, portanto, refere-se aos fenômenos além da experiência individual e pessoal, afim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psique e do cosmo - estudando fenômenos sistêmicos e subjetivos.
Muitos estudiosos e catedráticos de nossa história contrbuiram para o avanço dessa disciplina, entre eles: Carl G. Jung, Stanislav Grof, James Fadiman, Carl Rogers, Victor Frankl. Contudo, o psicólogo americano Abraham H. Maslow, pai da Psicologia Humanista, o qual criou a pirâmide da hierarquia de necessidades, foi quem trouxe a maior contribuição para essa nova Psicologia.
Baseada na saúde e nos aspectos positivos da psique humana, experiências que dão sentido e valor à vida, experiências de unidade e autoconsciência, é considerada a 4a. força da Psicologia e foi denominada - Psicologia Tanspessoal - que pode ser traduzida em poucas palavras como sendo a capacidade humana de transcender a psique.
Maslow pautou sua vida na capacidade natural humana de viver sob valores essenciais e de auto-atualização como forma de se chegar à plenitude do SER. Cuidando do ser humano em seus estados não-patológicos e apontando o autoconhecimento como o caminho de evolução.
Hierarquia de Necessidades
A Soul Elo utiliza a AIT - Abordagem Integrativa Transpessoal, que classifica o viver em dois eixos: o evolutivo e o experiencial e divide nossa experiências em (07) sete etapas sequenciais em busca de nossa unidade - estado saudável.