Mindfulness

Atenção Plena

 

SILENCIANDO A MENTE, O CORPO E O ESPÍRITO
 

A meditação é um conjunto de técnicas para treinamento do foco de atenção. Trata-se de um treinamento mental com a intenção clara de diminuir o ritmo da mente e dos pensamentos, dando espaço à concentração, gerando relaxamento corporal e criando um nível de atenção bem diferenciado que dá espaço a um novo tipo de percepção.

É importante salientar que todos os tipos de meditação estão fundamentados em técnicas, sendo a definição do meditar bem distinta, partindo da significação de uma  técnica física de desenvolvimento de qualidades mentais até a abertura mental para conexão com o Divino. 

Não sabemos exatamente quando esse método foi criado ou mesmo descoberto e não se atribui a um período ou povo específico, muito menos a uma religião. Os veículos de disseminação é que ao longo da História se fizeram notórios em séculos específicos através de reis, faraós, príncipes e suas crenças e religiões. Lembrando que a própria forma de armazenamento dos acontecimentos evolutivos são uma ficção baseada na versão narrativa de alguém. Ressaltando também que a linguagem escrita nasce quatro mil anos antes de Cristo, remontando a pré-história (Idade dos Mentais) e muito do que foi transmitido aconteceu de forma verbal.

Do Latim MEDERI, “tratar, curar, dar atenção médica a”, originalmente “saber o melhor caminho para”, de uma fonte Indo-europeia MED-, “medir, limitar, orientar”. Curioso é pensar que com o mesmo prefixo a meditação está próxima da medicação e seu significado que é "pensar sobre algo, levar em consideração". 

O Mindfulness tem a base budista e pode ser apontada com uma técnica milenar conhecida como Samatha realizada pela Escola de Anciãos do Budismo Teravada, a qual propaga os ensinamentos de Buda para desenvolvimento mental de erradicação dos venenos humanos: apego e aversão. Assim, em Páli (língua litúrgica Indiana falada por Buddha) utilizado para se referir a meditação é bhavana, que significa "cultivo".

 

​Mindfulness pode ser traduzida como a técnica meditativa da Atenção Plena, que por sua vez significa a autorregulação da atenção e da experiência presente dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente.

Uma definição bastante sucinta e prática é a de Mindfulness é a "capacidade de estar presente", ou melhor, é a capacidade estar presente no momento presente, consciente de seus pensamentos, sentimentos, sensações, emoções ao longo do corpo durante todo o tempo.

Tal estado traz benefícios incomensuráveis para o equilíbrio e saúde do organismo. Assim, a técnica foi trazida para o Ocidente pelo médico Joe Kabat-Zinn (especialista em meditação zen-budista) que desenvolveu desenvolveu um programa de 8 semanas (Mindfulness Based Stress Reduction - MBSR) para a redução de stress, sem vínculo religioso e de cunho totalmente científico. visando a melhoria de pacientes que não reagiam bem aos tratamentos. O estudo aconteceu em 1979 no hospital da Escola de Medicina do MIT com resultados surpreendentes.

A técnica então, ganhou espaço e extrapolou a área da saúde, trazendo seus inúmeros benefícios para todos como: a melhora do sistema imunológico, controle de taxas hormonais, aumento da positividade (sentimentos de autoestima, ética, propósito, altos valores pessoais...) autocontrole, auto-observação, tolerância e diminuindo estados negativos de ansiedade, depressão e agressividade.

Ferramenta útil para os dias atuais, onde sofremos estímulos em demasia, nos dando a possibilidade de gerenciar nosso estado interno.

Informativo Eletrônico
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© Soul Elo – todos os direitos reservados.

SOUL ELO_COMUNICAÇÃO & LIDERANÇA  | CNPJ  34.197.002/0001-34

          R. Flórida, 1703 - Itaim Bibi  - CEP 04565-001 - São Paulo - SP

         +55 11 97800-1081            contato@soulelo.com