Gestão do Conhecimento

 

PARTILHANDO O SUBJETIVO


Trata-se de um conjunto de tecnologias e processos com o objetivo de apoiar a criação, transferência e aplicação do conhecimento na organização, isso é Gestão do Conhecimento (GC).

 

De forma prática é a elaboração de processos para a captura, armazenamento, disseminação e proteção da informação que será compartilhada e transformada em conhecimento. O objetivo é organizar de forma estratégica a informação, a transformando em conhecimento e fazendo com que as empresas maximizem seus investimentos gerenciando seus processos e seu capital intelectual.

Como definição pode ser definida como um processo orientado à implementação de uma metodologia que permita a captação, a acumulação, o acesso e o uso compartilhado do conhecimento existente e por ser criado, que agregue valor ao desempenho da organização - convertendo o aprendizado individual em coletivo.

Espiral do Conhecimento

Fonte: Nonaka; Takeushi (1997, p.80)

As empresas que crescem são as empresas que sabem aprender de forma contínua e compreender que a gestão do seu capital intelectual e humano são a chave de qualquer companhia.

A GC é uma atitude com uma mentalidade de crecimento e excelência individual e coletiva.

Para Peter Senge, o que promove o aprendizado organizacional é adquirir capacidades fundamentais:

  • Domínio pessoal - aprender a expandir as capacidades pessoais para obter os resultados desejados e criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes a alcançar as metas escolhidas.

  • Modelos mentais - refletir, esclarecer continuamente e melhorar a imagem que cada um tem do mundo, a fim de verificar como moldar atos e decisões.

  • Visão compartilhada - estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar os princípios e as diretrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado.

  • Aprendizado em equipe - transformar as aptidões coletivas ligadas a pensamento e comunicação, de maneira que grupos de pessoas possam desenvolver inteligência e capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais.

  • Pensamento sistêmico - criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. É essa quinta disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

Informativo Eletrônico
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© Soul Elo – todos os direitos reservados.

SOUL ELO_COMUNICAÇÃO & LIDERANÇA  | CNPJ  34.197.002/0001-34

          R. Flórida, 1703 - Itaim Bibi  - CEP 04565-001 - São Paulo - SP

         +55 11 97800-1081            contato@soulelo.com